sábado, 25 de fevereiro de 2012

Carnaval de Pelotas tem tema único: As escolas prestam homenagem aos 200 anos da cidade






O carnaval de rua de Pelotas é realizado neste ano entre os dias 18 e 26 de fevereiro. Depois de toda polêmica envolvendo a decisão de qual empresa realizaria a construção da pista para os desfiles, a estrutura começou a ser montada no dia 11 de fevereiro, segundo o superintendente de Manifestações Populares, Daniel Amaro, a empresa que realizou a obra foi contratada via licitação e estava em quarto lugar no certame, porém as demais não entregaram a documentação necessária. A Passarela do Samba de Pelotas tem 350 metros e nesta sexta-feira, dia 24, as escolas do grupo especial realizaram seus desfiles.
As escolas de Pelotas têm tema único nesse carnaval que é a homenagem ao bicentenário da escola. A noite começou com a apresentação do Bloco Integração, Saúde e Educação, que não concorre ao título, logo depois desfilou a escola Ramiro Barcelos com o tema: "Das chicotadas aos carnavais, Ramiro conta e canta como do amargo sangue negro se fez doçura de uma princesa."
Na sequência, a vermelho e branco General Telles fez sua apresentação do enredo: "Pelotas a Atenas do Sul - A Telles mostra a cultura Pelotense nos 200 anos da Princesa", A Unidos do Fragata mexeu com o público nas arquibancadas fazendo um desfile tecnicamente cuidado e de muito efeito visual com o tema: "Da Societé Française à Paris dos Pampas, 200 anos de Glamour", as alegorias e fantasias mostravam a forte influência francesa na história de Pelotas. Integrantes do Grupo Tholl vieram fazendo coreografia em um dos carros, uma outra alegoria veio fazendo alusão ao filme Moulin Rouge, em outro, uma miniatura da Torre Eiffel, um dos cartões postais da cidade de Pelotas.
Encerrando o desfile das escolas que concorrem ao título do grupo especial, a Estação 1a do Areal falou de "Na terra do Charque doces momentos vivi", a escola usou em seu desfile carros alegóricos com cenários em movimento, muita luz, inclusive na fantasia de um dos casais de mestre-sala e porta-bandeira, na opinião do público presente essas duas últimas entidades são as favoritas ao título.
Diferente do que acontece em outras cidades, os nomes dos jurados ficam em sigilo até a data da apuração.
A apuração ocorre no domingo dia 26, às 11h e o Desfile das Campeãs começa as 18h30, encerrando a noite com o desfile da campeã do grupo especial às 00h30.

Nenhum comentário:

Postar um comentário