sábado, 25 de fevereiro de 2012

Mais algumas imagens do carnaval de Pelotas





Carnaval de Pelotas tem tema único: As escolas prestam homenagem aos 200 anos da cidade






O carnaval de rua de Pelotas é realizado neste ano entre os dias 18 e 26 de fevereiro. Depois de toda polêmica envolvendo a decisão de qual empresa realizaria a construção da pista para os desfiles, a estrutura começou a ser montada no dia 11 de fevereiro, segundo o superintendente de Manifestações Populares, Daniel Amaro, a empresa que realizou a obra foi contratada via licitação e estava em quarto lugar no certame, porém as demais não entregaram a documentação necessária. A Passarela do Samba de Pelotas tem 350 metros e nesta sexta-feira, dia 24, as escolas do grupo especial realizaram seus desfiles.
As escolas de Pelotas têm tema único nesse carnaval que é a homenagem ao bicentenário da escola. A noite começou com a apresentação do Bloco Integração, Saúde e Educação, que não concorre ao título, logo depois desfilou a escola Ramiro Barcelos com o tema: "Das chicotadas aos carnavais, Ramiro conta e canta como do amargo sangue negro se fez doçura de uma princesa."
Na sequência, a vermelho e branco General Telles fez sua apresentação do enredo: "Pelotas a Atenas do Sul - A Telles mostra a cultura Pelotense nos 200 anos da Princesa", A Unidos do Fragata mexeu com o público nas arquibancadas fazendo um desfile tecnicamente cuidado e de muito efeito visual com o tema: "Da Societé Française à Paris dos Pampas, 200 anos de Glamour", as alegorias e fantasias mostravam a forte influência francesa na história de Pelotas. Integrantes do Grupo Tholl vieram fazendo coreografia em um dos carros, uma outra alegoria veio fazendo alusão ao filme Moulin Rouge, em outro, uma miniatura da Torre Eiffel, um dos cartões postais da cidade de Pelotas.
Encerrando o desfile das escolas que concorrem ao título do grupo especial, a Estação 1a do Areal falou de "Na terra do Charque doces momentos vivi", a escola usou em seu desfile carros alegóricos com cenários em movimento, muita luz, inclusive na fantasia de um dos casais de mestre-sala e porta-bandeira, na opinião do público presente essas duas últimas entidades são as favoritas ao título.
Diferente do que acontece em outras cidades, os nomes dos jurados ficam em sigilo até a data da apuração.
A apuração ocorre no domingo dia 26, às 11h e o Desfile das Campeãs começa as 18h30, encerrando a noite com o desfile da campeã do grupo especial às 00h30.

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

O SAMBA TOTAL PARABENIZA TODOS OS AGRACIADOS COM O TROFÉU UDESCA/ RD.GUAÍBA


Após o grande espetáculo que foi o desfile das escolas de samba no Complexo Cultural do Porto Seco, nossas estrelas da cultura popular têm o reconhecimento através das premiações e homenagens que recebem.
Como acontece tradicionalmente todos os anos, a Udesca divulgou os nomes daqueles destaques que mereceram o troféu neste carnaval.


VENCEDORES DO TROFÉU UDESCA

Grupo Especial

Comissão de Frente: Imperadores do Samba
1ª Porta Porta-Estandarte: Estado Maior da Restinga - Tatiele
2ª Porta-Estandarte: Imperadores do Samba - Flavia
Passista Masculino: Imperadores do Samba - Andrezinho
Passista Feminino: União da Vila do I.A.P.I - Jéssica
2º Casal de Passistas: Império da Zona Norte
1º Casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira: Estado Maior da Restinga
2º Casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira: União da Vila do I.A.P.I
Ala de Baianas: Estado Maior da Restinga
Samba-Enredo: Imperadores do Samba
Intérprete: Estado Maior da Restinga
Bateria: Bambas da Orgia
Alegorias e Adereços: Imperadores do Samba
Presidente: Estado Maior da Restinga

Grupo A

Comissão de Frente: Praiana
Porta-Estandarte: Praiana - Laura Rodrigues
Passista Masculino: Praiana
Passista Feminino: Samba Puro
Casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira: Acadêmicos de Niterói
Ala de Baianas: Praiana
Samba-Enredo: Realeza
Intérprete: Realeza
Bateria: Acadêmicos de Niterói
Alegorias e Adereços: Praiana
Presidente: Praiana

Grupo de Acesso

Comissão de Frente: Unidos do Capão
Porta-Estandarte: Unidos do Capão
Casal de Passistas: União da Tinga
Casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira: Unidos do Guajuviras
Ala de Baianas: Unidos do Capão
Samba-Enredo: Unidos do Capão
Intérprete: Unidos do Capão
Bateria: Unidos do Capão
Alegorias e Adereços: Unidos do Capão
Presidente: Unidos do Guajuviras

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Conheça as Campeãs do Carnaval 2012!

A apuração do carnaval 2012 provocou alegria de uns e tristezas de outros quando foram divulgadas as campeãs, no ACESSO a campeã foi Unidos do Guajuviras, no Grupo Intermediário A a Academia de Samba Praiana sagrou-se campeã e volta ao Grupo Especial em 2013.
No grupo especial uma batalha acirrada ponto a ponto, décimo por décimo. As torcidas vibravam a cada nota divulgada, os dirigentes das escolas mostravam no rosto a apreensão.
Por apenas UM DÉCIMO de diferença, Estado Maior da Restinga comemora o bi campeonato, deixando em segundo lugar Imperadores do Samba.

Segunda noite Desfile das escolas do Grupo Especial






Quem tenta arriscar um palpite de quem será a grande campeã do carnaval de Porto Alegre, só faz suas "apostas" depois que algumas agremiações passarem na avenida. Com ingressos esgotados, a segunda noite dos desfiles do Grupo Especial foi aberta pelo desfile da Estado Maior da Restinga, é a Tinga de Taça na mão, tema que teve a parceria com Ibravin e falou de vinhos, espumantes e ao fim da apresentação a escola distribuiu uvas ao público presente.
Império da Zona Norte, e o seu tema O Império Contra Ataca, nas coreografias de alas e destaques, sinais de amor feitos com as mãos marcavam o trecho do samba mas também simbolizavam o amor pela escola. A Protegidos da Princesa Isabel trouxa para a avenida símbolos das trevas, uma comissão de frente que tinha seres de luz e seres trevosos entre outros elementos que representavam essa "luta" e a proteção.
Embaixadores, penúltima escola a desfilar lançou a questão: O que os olhos não veem, o coração não sente?
E encerrando a noite, o Mar Vermelho e Branco trouxe em seu desfile a história do senador Paulo Paim, um leão na luta pelo bem. Após as apresentações os comentários davam conta de que as favoritas ao título seriam Império da Zona Norte, Estado Maior da Restinga e Imperadores do Samba.

Desfile das escolas do Grupo Especial 6a feira






Cinco escolas do Grupo especial apresentaram o trabalho de um ano todo na pista do Complexo Cultural do Porto Seco. A noite foi marcada por escolas de comunidade que trazem o público que residem nas imediações de suas quadras. A escola União da Vila do IAPI empolgou o público presente e gerou comentários de que desta primeira noite, sagrou-se como uma das favoritas, na opinião de quem assistiu as apresentações.
Quem abriu a noite foi a Imperatriz Dona Leopoldina, falando da UNE, um tema que abrange questões culturais e políticas e que costurou esse enredo nas suas alegorias e fantasias para contar essa história na avenida.
Em seguida, Unidos de Vila Isabel veio falando de sua história, Ibia-Mon, a comunidade de Viamão ressaltou as particularidades de sua cidade. A União da Vila do IAPI, falando de Água o Berço da Existência, empolgou o público e seu samba foi cantado por todos. Na sequência, Acadêmicos de Gravataí veio sambando e cantando Passo Fundo, cidade que completa em 2012 155 anos de história e tradição, quem encerrou a noite foi Bambas da Orgia, tradicional escola de Porto Alegre que conta com uma fiel torcida que ficou até o dia clarear no Porto Seco, Bambas falou de Bagé e homenageou a cidade.

sábado, 18 de fevereiro de 2012

Imperatiz D.Leopoldina abre a noite de desfiles do Grupo Especial com defile marcado por emoção


A escola de samba Imperatriz Dona Leopoldina foi a primeira entidade, das que disputam o título, a desfilar na passarela do Complexo Cultural do Porto Seco na primeira noite dos desfiles do carnaval de Porto Alegre.
Entidade de comunidade, a escola teve o seu desfile marcado pela emoção. A madrinha da bateria Heleninha trazia no rosto o sofrimento pela recente perda de Dona Nena, conselheira da escola e mãe de Heleninha, em um acidente que deixou feridos ainda Eduardo (Montanha), marido de Helena, a segunda porta-bandeira e sua filha Nathali e ainda o segundo mestre-sala Jean.
O presidente da escola, Maurício e alguns integrantes da escola trouxeram no braço uma fita preta, simbolizando o luto pelo ocorrido com Dona Nena.

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Escolas realizam últimos ajustes no Ensaio Geral do Carnaval



A Muamba oficial, o ensaio técnico do carnaval, aconteceu nas noites de 10 e 11 de fereveiro no Complexo Cultural do Porto Seco. Na ocasião as escolas colocam em prática coreografias e todo trabalho realizado durante o ano, é a oportunidade também para ajustes finais. As mudanças estruturais no Sambódromo puderam ser avaliadas pelas entidades que participaram do ensaio.
A primeira noite, 10, foi aberta com o desfile da Unidos de Vila Mapa e encerrado por Bambas da Orgia.
A segunda noite,11, foi aberta pela escola União da Tinga e quem encerrou foi a Imperadores do Samba.

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

ATENÇÃO ALTERAÇÃO HORÁRIOS MUAMBA DIA 10

A Aecpars informa que houve a DESISTÊNCIA de duas escolas e a INCLUSÃO da Unidos da Vila Mapa, na sexta-feira, 10.

22h40 UNIDOS DA VILA MAPA
23h30 IMPERATRIZ DONA LEOPOLDINA
00h40 UNIDOS DE VILA ISABEL
01h50 UNIÃO DA VILA DO IAPI
03h ACADÊMICOS DE GRAVATAÍ
04h10 BAMBS DA ORGIA

SÁBADO, 11 DE FEVEREIRO

20h30 UNIÃO DA TINGA
21h20 PRAIANA
22h10 REALEZA
23h SAMBA PURO
23h50 ESTADO MAIOR DA RESTINGA
01h IMPÉRIO DA ZONA NORTE
02h10 PROTEGIDOS DA PRINCESA ISABEL
03h20 EMBAIXADORES DO RITMO
4h30 IMPERADORES DO SAMBA

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Programação MUAMBA


Prepare-se para a Muamba Oficial do Carnaval de Porto Alegre!
As informações foram enviadas pela Aecpars.
O evento acontece nos dias 10 e 11 de fevereiro


SEXTA-FEIRA DIA 10/2

GRUPO INTERMEDIÁRIO A E ACESSO

Apito de Ouro Concentração: 20h50 Desfile: 21h50 Término: 22h30
Imperatriz Leopoldense: Concentração: 21h40 Desfile: 22h40 Término: 23h20

GRUPO ESPECIAL

Imperatriz Dona Leopoldina: Concentração: 22h30 Desfile: 23h30 Término: 00h30
Unidos de Vila Isabel: Concentração: 23h40 Desfile: 00h40 Término: 01h40
União da Vila do IAPI: Concentração: 23h40 Desfile: 01h50 Término: 02h50
Acadêmicos de Gravataí: Concentração: 02h Desfile: 3h Término: 4h
Bambas da Orgia: Concentração: 3h10 Desfile: 4h10 Término: 5h10

SÁBADO, 11/2

GRUPO INTERMEDIÁRIO A E ACESSO

União da Tinga Concentração: 19h30 Desfile: 20h30 Término: 21h10
Praiana Concentração: 20h20 Desfile: 21h20 Término: 22h
Realeza: Concentração: 21h10 Desfile: 22h10 Término: 22h50
Samba Puro: 22h Desfile: 23h Término: 23h40

GRUPO ESPECIAL

Estado Maior da Restinga Concentração: 22h50 Desfile: 23h50 Término: 00h50
Império da Zona Norte Concentração: 00h Desfile: 01h Término: 02h
Protegidos da Princesa Isabel: Concentração 1h10 Desfile: 2h10 Término:3h10
Embaixadores do Ritmo: Concentração: 2h20 Desfile: 3h20 Término: 4h20
Imperadores do Samba: Concentração 3h30 Desfile: 4h30 Término: 5h30

*Foto: Conselho Municipal de Cultura Muamba 2011